Nesse cenário de transformação digital, cada vez mais, as empresas de todos os segmentos dependem da tecnologia para a execução das suas atividades. Dessa maneira, a FCE pensando sempre no seu bem estar, apresenta os benefícios do certificado digital para você aluno.

O certificado digital pode ser um grande aliado para agilizar a emissão de documentos na Faculdade. Ele é capaz, até mesmo, de reformular de maneira geral a forma com que os documentos da instituição são gerenciados.


Normalmente, as instituições de ensino precisam lidar com um imenso volume de documentos e informações acerca de seus alunos e funcionários. Muitas vezes, porém, não é fácil organizá-los e arrumar espaço para tantos papéis.


Contudo, o certificado digital é capaz de auxiliar nesse cenário, uma vez que, por meio de sua tecnologia, diferentes documentos e declarações acadêmicas, como contratos, histórico escolar, certificados de conclusão de curso, entre outros, podem ser realizados e entregues de maneira totalmente digital para o requisitante — os que inclui a sua emissão e a assinatura.

Hoje em dia, um dos principais motivos para a adoção do certificado digital para universidades é, justamente, a emissão de diplomas digitais de graduação e pós-graduação latu senso, tanto na modalidade EAD (a distância) quanto na presencial. Essa demanda se dá porque, em 11 de março de 2018, o MEC expediu a Portaria nº 330, que trata a respeito da emissão e do registro de diplomas por meio digital.


De acordo com a decisão do Ministério da Educação, as universidades devem se adequar e aderir aos requisitos técnicos para emitir e registrar diplomas no meio digital no prazo de 24 meses. O principal objetivo é tornar os processos mais eficientes, ágeis, econômicos, menos burocráticos e, ainda, visa a inovação nas instituições de ensino.

Trata-se de uma medida importante para eliminar as burocracias que ainda existem em meios físicos, mas que mantém preservada a validade jurídica, a aceitabilidade e a segurança dos diplomas.


O que o certificado digital possibilita, é que todas as etapas para a geração de um diploma sejam realizadas digitalmente, sendo que o seu armazenamento é feito em ambiente digital.


A validade do certificado digital é assegurada e comprovada por meio da Certificação Digital e carimbo de tempo, de acordo com os parâmetros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) — fatores que, justamente, garantem a validade jurídica do documento.

Valide já!

O quesito mais importante sobre a certificação digital para a Faculdade é a segurança, uma vez que, quando um documento é assinado por meio de um certificado digital, ele não pode mais ser alterado. Por consequência, não é possível fraudá-lo, pois há um bloqueio para edições.


Além disso, os certificados gerados digitalmente contam com troca de dados criptografados e, portanto, não é fácil que terceiros tenham acesso ao documento. Dessa maneira, todos esses fatores, em conjunto, geram muito mais segurança, e se torna muito mais fácil e ágil conferir se um diploma é verdadeiro ou não.


É isso aí, estes são os principais benefícios do certificado digital na FCE, lembrando que se trata de uma ferramenta que, além de facilitar o dia a dia da instituição de ensino e pensar na facilidade, você ainda contribuí com o meio ambiente.


FCE - Faculdade Campos Elíseos | www.fce.edu.br | © Copyright 2020